Concurso de Tatuagens – Regulamento

Apresentação Geral

O concurso de tatuagens é uma competição feita para engrandecer o nível técnico dos participantes. O prêmio revela apenas um momento circunstancial da sua carreira. Um grande tatuador é feito de muito mais que troféus. Ao se inscrever no concurso, tenha em mente que o espirito competitivo é importante, mas acima de tudo, o respeito por seus colegas de profissão e pelo público (inclusive seus clientes) é mais ainda. Qualquer comportamento inapropriado feito em público (deboches, chacotas e/ou críticas destrutivas), não será tolerado e poderá resultar em desclassificação ou até mesmo expulsão do evento.

O corpo de jurados foi selecionado baseado em critérios de excelência técnica, experiência em outros julgamentos e credibilidade geral. Suas decisões são soberanas. Todas as dúvidas e esclarecimentos técnicos podem ser feitos após o termino da premiação, em momento e local apontado pelo mestre de cerimônias do evento.

Regras Gerais

  1. Somente os tatuadores devidamente cadastrados como expositores pela organização do evento podem participar do concurso. O tatuador deverá manter sua credencial a vista durante todos os momentos do concurso.
  2. As categorias serão julgadas nos três dias, sempre por volta das 21h (podendo atrasar ou adiantar meia hora).
  3. Todos os trabalhos devem ser completamente realizados no evento sem exceção.
  4. Antes de começar o trabalho, o tatuador DEVE OBRIGATÓRIAMENTE chamar um fiscal do evento para tirar uma foto da pele ANTES MESMO DO STENCIL SER APLICADO. Os fiscais estarão de prontidão no pavilhão, com câmeras fotográficas durante os 3 dias de evento. Em último caso, caso não haja nenhum fiscal o tatuador deve fazer o registro fotográfico ele mesmo com um fundo mostrando o stand. Evite transtornos e polêmicas futuras. Lembre-se disto, por favor.
  5. Além do horário normal do evento, permitimos que o tatuador e sua pele entre pela manhã (a partir das 8h) em seu stand, desde que devidamente identificados com suas credenciais e pulseiras passaportes. Evite acompanhantes para poupar nossa segurança de problemas. O tatuador será responsável pelo comportamento de sua pele e acompanhantes durante estes horários alternativos, podendo até ser expulso do evento em caso de ocorrências fora do padrão ou ações inapropriadas.
  6. À noite, O HORÁRIO DE ENCERRAMENTO DEVERÁ SER RIGOROSAMENTE RESPEITADO. Na 6ª feira (09/09), até a 1h da madrugada, no sábado (10/09) e domingo (11/09) até a meia noite. Garantimos a segurança de todos os estandes lacrados por nossos fiscais. Em contra-partida, exigimos o respeito pela evacuação do pavilhão de tatuagens para que nossa segurança possa fechar o espaço e protege-lo.
  7. Poderão ser premiados o 1º e 2º lugar de cada categoria. Não haverá empates. O júri pode não premiar uma categoria (ou uma posição) se entender que nenhum trabalho merece o prêmio.
  8. Cada trabalho só poderá participar em uma categoria.
  9. Os jurados poderão/ farão perguntas as peles referentes a autor da imagem, significados, técnica (transfer ou free hand) com intuito de esclarecimentos para o julgamento.
  10. Nas categorias onde a prioridade é a CRIAÇÃO PRÓPRIA, não aceitaremos plágios. Teremos uma urna para denúncias anônimas. Se for provada que a maior parte de um trabalho é cópia de outro artista qualquer, será desclassificado. O tempo máximo de denuncias é até o encerramento do julgamento do Domingo. Após isso, nenhum recurso será aceito e o vencedor mantém seu troféu

Regras por Categoria

  1. SÉRIE DE DESENHOS COLORIDA: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA. Somente originais. Não serão aceitas artes digitais. No mínimo 5 desenhos e no máximo 10. Um desenho por folha A4 ou até dois desenhos em folha A3. A série deve obrigatoriamente estar datada e não ter mais de 02 anos. O conjunto, apresentação, capa e molduras serão avaliados.
  2. SÉRIE DE DESENHOS PRETO E BRANCO: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA . No mínimo 5 desenhos e no máximo 10. Somente originais. Não serão aceitas artes digitais. No mínimo 5 desenhos e no máximo 10. Um desenho por folha A4 ou até dois desenhos em folha A3. A série deve obrigatoriamente estar datada e não ter mais de 02 anos. O conjunto, apresentação, capa e molduras serão avaliados.
  3. COLORIDO: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA, estilo livre, considerando a harmonia entre as cores utilizadas. Serão analisados sua aplicação, combinação de cores, gerando expressões e dimensões.
  4. AQUARELA: Estilo livre. Trabalhos onde a pigmentação precisa simular o efeito real da técnica de pintura aquarelada, usando água ou diluente. Nesta categoria também será levado em conta a técnica de aplicação e a provável durabilidade do trabalho.
  5. CALIGRAFIA: Serão aceitas apenas tatuagens exclusivamente compostas por caligrafia, sem desenhos adicionais, e de preferência nas quais as tipologias (fontes) tenham sido criadas pelo artista. Também serão avaliadas a QUANTIDADE e a HARMONIA entre os diferentes tipos de tipologias utilizados para compor o desenho. Uso livre de decalque ou free-hand.
  6. PONTILHISMO: desenhos feitos 100% de maneira pixelar (ponto a ponto). Não serão aceitos traços ou preenchimentos. Serão avaliados a complexidade, os degradês e a ilusão de ótica provocada (profundidade de camadas) pelo desenho.
  7. TRIBAL: Desenhos em preto ou em cores, sem sombras, utilizando-se de formas geométricas ou abstratas, com motivos tribais (relativos a tribos que marcavam seus corpos, podem ser tribos brasileiras, africanas, maoris, americanas, incas, maias, astecas, etc…).
  8. OLD SCHOOL: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA, trabalhos no estilo tradicional, utilizando apenas as cores primárias: amarelo (não sendo canário), azul médio, verde, vermelho e marrom (estilo Saylor Jerry). Nenhuma outra cor será aceita.
  9. NEW SCHOOL: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA tendo obrigatoriamente bold line, e opcionalmente sculp line, luz e contraluz. Os desenhos principais deverão estar 100% preenchidos e ser preferencialmente antropomórficos (animais ou objetos com aspectos humanizados) e/ou cartunescos. A contextualização dos elementos contidos na arte será avaliada.
  10. NEO-TRADICIONAL: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA. O uso de cores é ilimitado desde que predomine tons pastéis e que respeite sombreados leves. Os traços coloridos, volume, profundidade e degrade de cores devem respeitar proporções e simetria. Não serão aceitos traços cartunizados (2D) ou antropomórficos (animais ou objetos com aspectos humanizados).
  11. ORIENTAL: Somente desenhos nos estilos de culturas orientais (Japonês, Chinês, Indiano, Tibetano, etc…). Técnica livre. Os jurados poderão perguntar as referencias do desenho.
  12. COMICS HQ: Personagens e ou cenas de quadrinhos, feitos no estilo HQ tradicional (com uso predominante de sombras e hachuras). Não serão aceitos técnicas realistas, mesmo que o tema do desenho seja comics.
  13. REGIONAL PARAENSE: Tem como prioridade a CRIAÇÃO PRÓPRIA. Técnica ou estilo livre. Serão considerados trabalhos elaborados a partir de temas da cultura paraense, personagens, gastronomia, folclore ou história, incluindo os temas geométricos das culturas marajoaras e demais vertentes. PRIORIDADE PARA A PESQUISA DE REFERÊNCIAS feita pelo artista para compor o desenho.
  14. REALISMO PRETO E CINZA: reprodução de pessoa, animal, personagem, cenário ou objeto. Permitido o uso de cores preto, cinza e sumie. Utilizar branco somente nos detalhes de brilho ou pontos de luz. O excesso do branco poderá ser penalizado. O desenho deve apresentar anatomia e/ou sombras e/ou perspectivas realistas.
  15. REALISMO COLORIDO: reprodução de pessoa, animal, personagem, cenário ou objeto. O trabalho deverá ser obrigatoriamente COLORIDO. O desenho deve apresentar anatomia e/ou sombras e/ou perspectivas realistas.
  16. PORTRAIT: registros fotográficos com o enquadramento no estilo porta-retratos humanos, mostrando no máximo até os ombros (busto) e com ambos os olhos aparecendo na imagem . NÃO serão aceitos fotos de celebridades de qualquer natureza (artistas, cantores, jogadores, políticos, figuras históricas, etc). Prioridade para fidelidade anatômica do trabalho em relação ao original. Jurados poderão pedir a referencia.
  17. MELHOR DO EVENTO: O melhor trabalho realizado no evento. Participarão dessa categoria, todos os primeiros colocados das demais categorias, exceto Séries de Desenhos.
  18. FINE LINE: Espessura e precisão dos traços serão observados, assim como sua durabilidade, livre pra realizar artes de diversos estilos, desde sejam compostos inteiramente por TRAÇOS FINOS.
  19. BLACKWORK: Trabalhos desenvolvidos somente com tinta preta pura. Sem diluição ou tonalização. Livre para realização de artes abstratas como fractais, cubismo etc… desde que sejam realizados somente com tinta preta pura.

Cronograma de Julgamento – Horário aproximado 21h – Todos os Dias

SEXTA (09/09)

Série de Desenhos P/B
Série de Desenhos Coloridos
Aquarela/Colorido
Caligrafia
Old School
Fine Line

SABADO (10/09)

Regional Paraense
Pontilhismo
Portrait
Oriental
Tribal
Blackwork
Colorido

DOMINGO (11/09)

Pontilhismo
New School
Neotrad
Comics
Realismo Preto e Cinza
Realismo Colorido

Organização

O Tattoo Day Pará tem como objetivo promover o intercâmbio entre tatuadores, popularizar a arte da tatuagem, além de promover a integração entre o público e os artistas presentes.

A Mutia.ORG é uma produtora de eventos temáticos e com abordagens alternativas. Fazemos parcerias com maquiadores, grupos teatrais, grupos circenses, artistas mambembes, figurinistas, coreógrafos, grafiteiros e tatuadores para criar uma atmosfera especial em cada um dos nossos eventos. Somos especialistas em planejamento de eventos e estratégias de comunicação para públicos segmentados.

A Xaninho Discos é um selo underground fundado em Ananindeua, Pará e atua na cena Metal, Punk, Rock desde 2008, com Lançamentos, tours, shows, festivais, loja virtual e distribuição de discos. A Xaninho atua fortemente no território Latino e Europeu com bandas de pequeno e médio porte.